PRINCIPAIS FESTIVIDADES

Carnaval
Todos os anos entre Fevereiro e Março, o Carnaval é a celebração mais importante de todos os distritos de Tenerife e, em especial, da capital Santa Cruz. Realizam-se grandes desfiles, com trajes exuberantes e muita festa nas ruas; é uma celebração que se prolonga por vários dias. As datas específicas das festividades dependem do calendário e variam de ano para ano.

Semana Santa e Páscoa
Em Março ou Abril, dependendo do calendário lunar, realizam-se muitas celebrações que assinalam a Páscoa, em especial em Santa Cruz, Puerto de la Cruz, La Orotava, Garachico e La Laguna.

Corpus Christi (Corpo de Deus)
A celebração do Corpo de Deus, realizada em Junho, comemora a instituição da Eucaristia. Em La Orotava, a praça da cidade é decorada com toneladas de areia de várias cores – uma autêntica obra de arte que retrata cenas da Bíblia e marca o percurso da procissão.

Fiesta de la Virgen de la Candelaria
Nos dias 14 e 15 de Agosto celebra-se a festa de Nossa Senhora da Candelária – santa padroeira das Ilhas Canárias. Peregrinos de todo o arquipélago visitam a cidade da Candelária e participam nas procissões. No dia 2 de Fevereiro (feriado na ilha de Tenerife) realiza-se outra celebração em honra de Nuestra Señora de la Candelaria.

San Andrés
Nos dias 29 e 30 de Novembro realiza-se a Fiesta de San Andrés em Puerto de la Cruz e La Orotava, onde tradicionalmente se abrem as adegas e se prova o vinho novo. Os mais jovens residentes em Icod de los Vinos também se sentam em pranchas de madeira engorduradas e deslizam pelas ruas da cidade numa tradição inusitada.

Nochebuena e Navidad (Véspera de Natal e Dia de Natal)
A época de Natal na ilha de Tenerife é uma época dedicada à família, com grandes banquetes para celebrar a data. Após um jantar opulento na véspera de Natal, as pessoas assistem à missa do galo que, nalguns locais, é precedida pelo Baile del Niño, em que grupos de pessoas em trajes tradicionais dançam diante da imagem de Jesus.

Nochevieja (Ano Novo)
Após um jantar tradicional em família, muitas pessoas vão para as ruas para uma noite de festa e para assinalarem a meia-noite. Há espectáculos de fogo-de-artifício em muitos locais, muita música e dança.

EVENTOS CULTURAIS

Festival de Música das Ilhas Canárias
Em Junho tem lugar um dos mais prestigiados festivais de música clássica da Europa, ocasião em que sobem ao palco os melhores músicos e orquestras. O programa varia de ano para ano e existe sempre um cartaz impressionante de músicos para entreterem as multidões em diversos locais da ilha.

Festival Sabandeño
Durante o mês de Setembro realiza-se um festival de música folclórica em La Laguna, ocasião em que muitas bandas internacionais e das Canárias apresentam o seu repertório.
  • Aluguer de Viaturas